Permuta de Imóveis: Como funciona e quais cuidados devo ter?


Fonte: Google Imagens


Você já ouviu falar sobre permuta de imóveis?

É uma negociação entre duas pessoas, com o intuito de trocar imóveis com valores iguais ou aproximados. Quando os valores são diferentes, a permuta pode envolver pagamento como compensação, para cobrir a diferença.

Se você tem um apartamento, casa ou terreno e têm vontade de se mudar, é uma opção interessante. Afinal, para negociar a permuta, basta fazer um acordo entre as duas partes.

Para te assegurar, tudo é realizado com muita segurança, com assinatura de Contrato Particular e Escritura em Cartório, que geralmente tem um custo de 4 a 6% do valor do imóvel (incluindo taxas cartorárias e imposto de transmissão do bem).

Este contrato é feito para te proteger legalmente e evitar problemas futuros. Nele, costumamos especificar os detalhes da negociação, tais como valor, endereço, dados completos de ambas partes, endereço dos imóveis, negociação e valores a serem permutados ou pagos pelos dos bens imóveis. 

Uma das principais vantagens é que, se não houver necessidade de complementar o valor em dinheiro, a negociação fica isenta do imposto de renda. Caso contrário, o imposto deve ser pago por quem recebeu o valor, caso haja lucro imobiliário. Além disso, é um processo rápido e simples, perfeito para quem pretende se mudar logo.

A desvantagem é que o número de opções é pequeno, afinal nem todos os proprietários de imóveis estão dispostos a fazer este tipo de negociação ou gostam do imóvel oferecido como permuta. Por isso, é necessário analisar todos os aspectos essenciais como localização, estrutura, segurança, área verde, etc.

Também é possível negociar a permuta e, na mesma estratégia, pensar em um investimento a longo prazo. Para se informar melhor sobre esse aspecto, confira nossas dicas de como identificar os fatores que influenciam na valorização de um imóvel.

Para evitar dores de cabeça, sempre conte com a ajuda de um profissional capacitado. Nós, da RB2 Imobiliária, prestamos um atendimento personalizado, sempre conciliando os desejos e expectativas das duas partes. 

Também verificamos a documentação dos imóveis, destacamos os pontos positivos e negativos de cada um através de uma avaliação minuciosa e tentamos entender os motivos da permuta para que a negociação seja realizada com assertividade e tranquilidade.

Entre em contato conosco:
 (19) 3395-8377
📌 CRECI 31072-J

Comentários

  1. Respostas
    1. A família RB2 Imobiliária agradece sua mensagem e gentileza.

      Você sonha... Nós realizamos!

      Excluir
  2. Respostas
    1. A família RB2 Imobiliária agradece sua mensagem e gentileza.

      Você sonha... Nós realizamos!

      Excluir
  3. A RB2 é a melhor Imobiliaria para realizar seus sonhos com segurança!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A família RB2 Imobiliária agradece sua mensagem e gentileza.

      Você sonha... Nós realizamos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campinas é a 9ª melhor cidade para viver no Brasil

Veganismo na Decoração - Bem-estar de dentro para fora!

Apartamento de solteiro: Como escolher o tipo ideal?