Consórcio ou Financiamento de Imóvel? Entenda como Funcionam e quais as Diferenças!

 


2020 está quase no fim, mas uma coisa é certa: Este foi o ano de adquirir o próprio imóvel. Se você ainda não entrou para esta estatística, saiba que houve um crescimento significativo no rendimento dos investimentos em imóveis, com diversas vantagens financeiras.

Ainda assim, muitas pessoas ainda não realizaram o sonho do imóvel ideal, por não decidirem entre casa ou apartamento e até mesmo conhecer os fatores que valorizam um imóvel para fazer um bom negócio.

Além das dúvidas corriqueiras como entender as diferenças entre contrato, escritura e registro de imóvel, também existe a questão: “Consórcio ou financiamento, qual é a melhor opção para mim?”

Por isso, estamos aqui para te ajudar a escolher o melhor método para o seu bolso. Antes, precisamos esclarecer o papel de cada um durante a aquisição de um imóvel.

FINANCIAMENTO

O financiamento de imóvel costuma ser o método mais comum, já que ele oferece agilidade e programas de apoio (como o “Casa Verde e Amarela” - o antigo “Minha Casa Minha Vida”).

Ele costuma ser realizado através de um banco e atende diversos perfis financeiros de compradores. Na prática, ele é basicamente um empréstimo bancário, onde o comprador e o banco adquirem o imóvel juntos.

O prazo máximo de financiamento pode chegar até 35 anos, com taxas mensais. Como nem tudo são flores, os pontos negativos são os altos juros e encargos deste tipo de negócio, além de pagar um valor de entrada.

Entretanto, vale ressaltar que estamos em um momento extremamente favorável para realizar um financiamento imobiliário, já que a taxa de juros atingiu o menor patamar histórico, saindo de 10,5% ao ano em 2016, para 6,99% em 2020 (dados consideráveis a um perfil de comprador de 40 anos e um imóvel de R$500 mil reais).

CONSÓRCIO

Já o consórcio de imóveis conta com uma proposta bem diferente e não costuma ser tão popular quanto o financiamento. É uma operação onde não existem juros ou encargos nas parcelas.

Entretanto, o prazo para conseguir o seu próprio imóvel pode ser bem maior. Isso porque o consórcio reúne um grupo de membros com o interesse em comum de comprar um imóvel. Todos pagam um valor mensal, com uma taxa de administração inclusa.

Cada membro aguarda o seu momento de receber a contemplação, para ter a sua carta de crédito. Também é possível dar lances para conseguir esta carta.

O QUE EU ESCOLHO?

Em resumo, o financiamento oferece mais agilidade na aquisição, mas também conta com juros e encargos mais altos. Enquanto o consórcio tem um processo mais lento, porém sem juros e encargos.

Se mesmo assim você continua em dúvida sobre qual método é o melhor para você, entre em contrato conosco e nós faremos uma análise de perfil. Assim, conseguiremos te indicar a estratégia ideal para o seu investimento.

Entre em contato conosco:

 (19) 3395-8377
📌 CRECI 31072-J

Comentários

  1. Excelente informação. Sempre temos estas dúvidas, e vocês didaticamente nos esclarecem. Obrigada pelas excelentes postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A família RB2 Imobiliária agradece sua mensagem e gentileza.

      Você sonha... Nós realizamos!

      Excluir
  2. Ótima informação ! Esta equipe está sempre prestando bons serviços à população ! 👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A família RB2 Imobiliária agradece sua mensagem e gentileza.

      Você sonha... Nós realizamos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campinas é a 9ª melhor cidade para viver no Brasil

Veganismo na Decoração - Bem-estar de dentro para fora!

Apartamento de solteiro: Como escolher o tipo ideal?